Você vai aprender o que é, e como criar uma conta no Instagram, uma das redes sociais que mais tem crescido atualmente, diferentemente das demais, o Instagram se baseia no compartilhamento de fotos entre os usuários. Comprar o filme, colocar na máquina fotográfica, tirar um número limitado de fotografias, levar o filme para revelação e, só então, saber como saiu a imagem que vai ficar armazenada em um álbum ou em um porta-retratos. Esse ritual já faz parte do passado, que ainda é vivido por algumas pessoas que são resistentes à tecnologia e às facilidades que as inovações digitais oferecem.

A câmera digital e a presença de câmeras embutidas em smartphones fizeram com que uma nova geração de aspirantes a fotografia surgissem, ao mesmo tempo em que a fotografia analógica ganhou um novo espaço no mercado, que inclui saudosistas que investem no antigo para obter fotografias e resultados únicos. Junto às inovações tecnológicas que possibilitaram a democratização da câmera digital, vieram a internet e a criação de redes sociais – novas maneiras de compartilhar momentos, mensagens e biografias com amigos e conhecidos na internet.

O que é o Instagram, como funciona?

Criando uma conta no InstagramJunto aos smartphones e sua popularização, vieram aplicativos que têm funções variadas de acordo com as necessidades dos usuários dos smartphones. Aí, já surgiram alguns novos mercados, novos profissionais e o mais importante: novas oportunidades.

Uma oportunidade agarrada por um brasileiro e um norte-americano deu origem ao tão falado Instagram, um aplicativo para smartphones que possibilita aos usuários a captação de fotos através da câmera do celular, aplicação de filtros que deixam as fotos com cara de “antiguinhas”, que são compartilhadas na rede dos que tem conta no Instagram.

A rede social funciona de maneira que a privacidade pode ser configurada para que somente os amigos do usuário possam visualizar suas fotos, ou de forma que todos os usuários do Instagram possam ter acesso às fotos publicadas. Além de os registros ficarem no feed do Instagram, é possível compartilhar as imagens em redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo. Veja abaixo um vídeo que mostra mais como funciona o Instagram.

Como criar um Instagram

A criação do Instagram foi no ano de 2010 e, inicialmente, precisou de várias alterações para que a interface do sistema ficasse mais intuitiva e fácil para qualquer usuário utilizar. A única maneira de criar uma conta no Instagram é a partir do aplicativo instalado no próprio celular (smartphone), seja com o sistema iOS da Apple ou Android do Google

Baixar o Instagram no Android – Entre na Google Play e procure por “Instagram” ou então clique no botão abaixo

Instagram no Android

 

 

Baixar o Instagram no iPhone – Entre na App Store e procure por “Instagram” ou então clique no botão abaixo

Instagram no iPhone

 

 

Ao fazer o download do aplicativo em seu smartphone, é necessário criar uma conta no Instagram partir de um e-mail e uma senha, escolhidos por você. Após confirmar o cadastro no sistema através de sua conta de e-mail, é só fazer o login no aplicativo através de seu smartphone, com seu usuário e senha. As configurações de privacidade e de compartilhamento em redes sociais são feitas pelo próprio usuário em seu smartphone, quando logado em seu perfil. Lembrando que as fotos só poderão ser compartilhadas a partir do smartphone!

Aplicativo de ouro!

Inicialmente, o Instagram só podia ser utilizado por quem possuía um smartphone da Apple, o iPhone. Com o tempo, novos sistemas operacionais (em especial o Android, o sistema operacional móvel mais usado atualmente) puderam suportar o sistema do Instagram e passaram a oferecer o aplicativo gratuitamente em suas lojas de aplicativos.

No final do ano de 2011, o aplicativo já contava 15 milhões de usuários, o que fez com que o mercado tecnológico tivesse olhos para o Instagram de um jeito diferente. Foi no início de 2012 que o Instagram ficou disponível para os usuários do sistema operacional do Google, o Android. E foi neste ano, também, que o Instagram foi vendido para o CEO do Facebook, Marck Zuckerberg, pelo preço de 1 bilhão de dólares.

facebooktwittergoogle plus

Hener Silva

Estudante de Sistemas de Informação, funcionário público de Minas Gerais e Blogueiro. Me encontre no Twitter, Facebook ou Google+.

Deixe uma resposta